terça-feira, 5 de outubro de 2021

ALZHEIMER



Alzheimer

A doença de alzheimer (DA) é um transtornos neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e de memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.
Essa é uma doença com evolução, sendo que o paciente que é diagnosticado com ela vai perdendo, aos poucos, certas funções do cérebro como aquelas que tratam de sua memória, de suas habilidades linguísticas, de suas habilidades de pensamentos abstratos e até mesmo de sua capacidade de cuidar de si mesmo.
De modo geral, a progressão do alzheimer pode levar de 8 à 12 anos. 
Isso acontece porque há um problema no cérebro, relacionado ao processamento de proteínas. 
Se antes essas proteínas eram utilizadas e eliminadas de forma devida, agora seus restos ficam entre os neurônios. Por serem tóxicos, esses pedaços de proteínas acabam fazendo com que os neurônios parem de atuar, é que o paciente passa a perder determinadas funções. Se isso acontece no hipocampo, por exemplo, é a memória do paciente que é afetada.
Essa é uma doença caracterizada como crônica, pois quem recebe seu diagnóstico convive com ele diariamente. O alzheimer não tem cura, sendo que podem ser usados medicamentos para tratar de certos sintomas que são causados por ele, como a agressividade. Além disso, o alzheimer pode evoluir para outra condição como a demência. 
O alzheimer tem esse nome em homenagem ao neurologista alemão Alois Alzheimer, que foi o primeiro médico a descrever essa patologia, com seus sintomas e detalhes.
De forma geral, o mal de Alzheimer atinge aos pacientes de mais idade, sendo que menores de 65 anos de idade também podem ter a doença. 
Nesses casos, a condição é chamada de alzheimer precoce.
O alzheimer não é hereditário, mas alguns casos de alzheimer precoce podem passar de geração em geração, sendo necessário um acompanhamento mais ativo e energético.

Contribuições Psicopedagógicas

O Psicopedagogo trabalha a partir da identificação de agentes causadores de ansiedade, alterações de humor e de comportamento, utilizando como estratégias treinos cognitivos e técnicas de relaxamento. 
Trabalham-se os agentes que acionam as alterações de humor e de comportamento, resultando estratégias psicopedagógicas que visam a manutenção da autonomia e o retardo, tanto quanto possível do avanço das limitações que a DA ocasiona para a vida das pessoas acometidas pela doença.
Portanto, o Psicopedagogo trabalha com:
  • Estímulos Cognitivos
  • Memória
  • Linguagem
  • Comportamento
  • entre outros.





Construindo o Saber
e-mail: contato.construindoosaber@outlook.com
@construindoosaber21




domingo, 3 de outubro de 2021

Construindo o Saber


MOTIVAÇÃO

Não encare as coisas apenas como são, mas sim como podem ser.


Quando as coisas não andarem bem, pergunte-se: "Que deverei fazer para tornar-me mais merecedor, na próxima vez?

Não perca tempo em se desencorajar. Não se censure. Faça planos para vencer na próxima vez. 

Faça-se mais leve para ser elevado. Seja agradável. Esforce-se por ser o tipo de pessoa de que os outros gostam. Isso faz com que você receba apoio, e alimenta o seu programa para obtenção do sucesso.

Tome a iniciativa de fazer amizades. Aproveite todas as oportunidades para apresentar-se aos outros. Procure saber o nome certo do seu interlocutor, e faça com que ele aprenda o seu.

Aceite as diferenças e as limitações humanas. Não espere que ninguém seja perfeito. Lembre-se de que a outra pessoa tem o direito de ser diferente. E não se meta a reformador.

Tenha bons pensamentos. Procure, numa pessoa, qualidades para admirar e não para criticar. E não permita que os outros alterem o seu modo de pensar quanto a uma terceira pessoa. Pense positivamente em relação aos outros e obtenha em troca resultados positivos.

Não censure os outros quando você sofrer uma revés. Lembre-se de que a maneira de pensar quando você perder é que determinará quanto tempo vai levar para você ganhar.



Instagram: @construindoosaber21
Facebook: Construindo o Saber






sábado, 2 de outubro de 2021

Psicoterapia para Idosos



Psicoterapia para Idosos

Atendimento Psicopedagógico e Terapia Cognitiva Comportamental para idosos 



A Terapia Cognitiva Comportamental é uma abordagem de senso comum, que se baseia em dois princípios centrais.

  1. Nossas cognições têm uma influência controladora sobre nossas emoções e comportamentos;
  2. O modo como agimos ou nos comportamos pode afetar profundamente nossos padrões de pensamento e nossas emoções.
A Terapia Cognitiva Comportamental tem como foco, os pensamentos, emoções e comportamentos dos idosos. Esses pensamentos são responsáveis por provocar emoções negativas de pessimismo, ansiedade e raiva exagerada.
Aqui, aprende-se a identificação dos pensamentos, a dar um significado melhor e mais funcional para eles e consequentemente, há mudança de emoções e atitudes. Melhorando a autoconfiança, os relacionamentos sociais e conjugais, o desempenho nos estudos e trabalhos, a saúde física e mental e entre outros benefícios.
O atendimento Terapêutico Cognitivo Comportamental por ter olhares duplos, ou seja, atentos aos aspectos emocionais e cognitivos do ser humano, pode contribuir muito para que a tão falada terceira idade não se resuma a uma experiência de ociosidade e de isolamento, mas ao contrário, represente inúmeras possibilidades de realizações pessoal, interpessoal e social.



Atendimento:

  • Depressão
  • Ansiedade
  • Estresse
  • Alzheimer
  • Distúrbios de Comportamento Cognitivo
  • Dificuldade de Aprendizagem
  • AVC - Acidente Vascular Cerebral
  • entre outros...

Acesse nossas redes sociais: 

Instagram: @construindoosaber21
Facebook: Construindo o Saber 


Terapia Integrativa

O Que é Terapia Integrativa e Como Ela Pode Transformar Sua Saúde? Em um mundo cada vez mais agitado, buscar o equilíbrio entre corpo, ment...